segunda-feira, 24 de março de 2014

Filtro dos Sonhos [Significado]


O Apanhador ou Filtro dos Sonhos é um objeto indígena nativo da América do Norte.
Nos anos 60 e 70, houve uma febre em resgatar costumes dos índios americanos, e foi aí que o Filtro dos Sonhos se tornou tão conhecido.
Há várias versões sobre o significado, mas a mais forte diz que foi originado na tribo dos índios Ojibwa. Esses índios viviam na região dos grandes lagos da América do Norte e hoje se espalharam pela região do Novo México. Os Ojibwa acreditavam que decifrar mensagens e entender os sonhos era algo muito importante durante o tempo que vivemos na terra e, por isso, o Filtro dos Sonhos é algo tão especial.
 Os índios diziam que quando o dia virava noite, o ar ficava muito carregado por diferentes energias, que seriam os sonhos e pesadelos. Cada um dos sonhos teria mensagens e vibrações diferentes, e o Filtro serviria, justamente, para filtrar o ar. A teia do Filtro, quando pendurada, pega todos os sonhos ainda no ar. Os sonhos bons sabem o caminho para passar pela teia, enquanto os pesadelos ficam presos no círculo até o nascer do sol (e desaparecem com a luz do sol nascente). A teia prende as coisas ruins, deixando apenas que as boas vibrações cheguem a quem o possuir.
Outra velha lenda dizia que em um tempo onde havia só escuridão no mundo, o xamã Sioux subiu no alto de uma montanha. Lá, ele se comunicou com um espírito mágico em formato de aranha, chamado Iktomi. Diz a lenda que a aranha pegou um cipó e teceu uma teia em volta dele com cabelo de cavalo. O espírito Iktomi teria ensinado ao xamã sobre o nascimento, a morte e as forças boas e ruins que influenciam os homens. A força do Filtro dos Sonhos faria sua vida seguir de acordo com o que você deseja no seu interior.
Os filtros dos sonhos devem ser colocados onde a luz bate de manhã, na janela, para que os maus sonhos sejam destruídos e ele possa funcionar normalmente na noite seguinte. As tatuagens de Filtro dos Sonhos servem para quem busca proteção, deixando só que boas energias e bons sonhos cheguem.
 A aranha ensinou ao xamã: "Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios". A aranha ainda aconselhou o xamã a usar a teia central para ajudar o seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas ideias, sonhos e visões. Para o xamanismo, uma antiga prática espititual e filosófica, essa mandala tem a função de inspirar criatividade, imaginação, clarear sua visão sobre a teia da vida, transformar seus sonhos em realidade e muitas outras boas energias para quem o possuir. No filtro dos sonhos, o círculo representa o ciclo da vida, a teia os sonhos que construímos ao decorrer de nossas vidas e os adereços como penas ou pedras representam o ar ou a respiração.
O Filtro dos Sonhos ainda inspira a visão de mundo e o nosso poder de ir atrás do que queremos, alcançando nossos objetivos. Dizem que ele te ajudará a conseguir independência e coragem pra acabar com as armadilhas que criamos para nós mesmos, a rompendo a teia da ilusão e construindo novos sonhos, tecendo nossas próprias vidas.